Extramed

Solicite uma Proposta
Contrate Agora! 4007 2160 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800-643-2080 (Demais Regiões)

Atendimento

De segunda a sexta das 8:30h às 18h

41 3068-8700

Notícias

« Voltar 04/04/2022

CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

 

Anualmente, no dia 2 de Abril, é celebrado o “Dia Mundial da Conscientização do Autismo”. Também conhecido como TEA (Transtorno do Espectro Autista), ou DEA (Desordens do Espectro Autista), atualmente, segundo o CDC (Centro de Controle de Doenças), uma em cada 160 crianças possui o espectro autista.

Você sabe o que é autismo?

O Transtorno do Espectro Autista - TEA, é um conjunto de diferentes condições, em diferentes graus e intensidade, de padrões comportamentais bastante característicos, seja na dificuldade da interação social, na comunicação ou linguagem que inicia na infância (na maioria dos casos, se manifestam nos primeiros 3 anos de vida) e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Além dessas características, os portadores apresentam ou podem apresentar um padrão repetitivo restrito de interesses e atividades.

 

Hoje, o espectro pode ser classificado em três diferentes graus:

  • Autismo clássico: É um grau de comprometimento que pode variar muito. Nestes casos, o contato visual não é estabelecido e a fala não é um método de comunicação.
  • Autismo de alto desempenho: Neste grau, os portadores são comunicativos e inteligentes. Podem apresentar dificuldades, porém, o nível de inteligência é altíssimo na área em que se especializam.
  • Distúrbio global do desenvolvimento sem outra especificação: (DGD-SOE): O diagnóstico deste grau de autismo é muito mais difícil, já que os indivíduos possuem certos níveis de dificuldade na comunicação e na interação social.

É recomendado que após uma criança ser diagnosticada com o espectro, inicie seu tratamento contando com o apoio e a intervenção de uma equipe multidisciplinar (composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, pedagogos) além da imprescindível orientação de pais e cuidadores. O uso de medicações deve ser prescrito por um médico especialista, quando indicado e se pré-existente alguma comorbidade neurológica e/ou psiquiátrica. Entretanto, vale ressaltar que não existe uma medicação específica para o tratamento do autismo.

 

Sugestões de Filmes que retratam o assunto:

 

Clique e assista o vídeo sobre o assunto no youtube: https://youtu.be/C5Ti4d14MOA

 

 

Fontes:

https://www.ama.org.br/site/

https://drauziovarella.uol.com.br/

        https://www.agenciabrasilia.df.gov.br/2019/04/01/dia-mundial-do-autismo-sejus-promove-acoes-de-conscientizacao/

https://www.saude.df.gov.br/dia-mundial-de-conscientizacao-do-autismo-e-celebrado-hoje/

 

 

 

Contrate Agora!

4007 2160 (Capitais e Regiões Metropolitanas) ou 0800-643-2080 (Demais Regiões)

Atendimento

De segunda a sexta das 8:30h às 18h

41 3068-8700
CONFIRA NOSSAS REDES SOCIAIS
SIGA, CURTA E COMPARTILHE!
As imagens exibidas são meramente ilustrativas. Todos os direitos reservados. Powered By Totalize Internet Studio.